O que é mindfulness ou atenção plena?

Você é o tipo de pessoa distraída que vive mais no mundo da lua do que na Terra? Ou quem sabe é o tipo de pessoa que vive mais no futuro do que no presente, gerando uma ansiedade frequente? Se a resposta for positiva, saiba que o Mindfulness ou atenção plena, veio para auxiliar neste e possivelmente em outros processos.

O que é Mindfulness?

É um conceito baseado em meditação, que desenvolve a ativação da atenção plena através de uma série de técnicas e exercícios – inclusive, é praticada há milhares de anos.

Mente plena 1

Imagine criar um estado de consciência onde você está livre dos seus próprios julgamentos, pensamentos, emoções e experiências. A partir daí, você amplia sua percepção de si e do mundo, passa a estar consciente e atento a tudo ao seu redor. Deixando o automático de lado e passando a vivenciar cada momento com plenitude e atenção total, criando, então, um estado de paz e capacidade de alta performance.

Devido aos seus benefícios, grandes companhias adotaram o mindfulness como, por exemplo, a Google.

A melhor parte é que qualquer pessoa pode alcançar este estado através da prática e vivenciar uma experiência enriquecedora para mente e poderosa para o bem-estar físico.

Conheça 5 benefícios de Mindfulness capazes de mudar sua vida!

Que tal conferir os principais benefícios do mindfulness ou atenção plena que trazem a capacidade de mudar sua vida completamente? Veja, a seguir!

1. Reduz a ansiedade

Diversos estudos comprovam que a prática do Mindfulness produz resultados significados na redução da ansiedade. Graças ao treinamento, a mente é capaz de se concentrar no presente, sem remoer o passado ou se afligir pelo futuro.

2. Fortalece o amor-próprio

A pressão social pode ser cruel, especialmente para as mulheres. No entanto, estudos revelam que a prática da atenção plena promove maior aceitação do corpo e trabalha o autovalor.

Mente plena 2

3. Diminui a insônia

Um pesquisador da Universidade de Utah, constatou que o Mindfulness também é capaz de contribuir para a redução da insônia. O levantamento aponta que pessoas adeptas da técnica conseguem controlar melhor sua rotina e suas emoções.

Sendo assim, o cérebro consegue relaxar, já que há uma menor ativação cortical à noite, influenciando na qualidade de sono.

Como praticar?

É preciso ter consciência de que a prática leva a perfeição. Portanto, não se frustre caso não consiga ter 100% de êxito nas primeiras tentativas.

No entanto, é possível começar com atividades simples, como, por exemplo: prestar atenção na sua respiração. Saía do movimento instintivo e busque se ater a cada movimento do seu corpo.

A atenção plena também pode ser trabalhada através do dia-a-dia. Basta combinar a prática da meditação com outras dinâmicas, como esportes ou yoga. Ou, focar no momento presente, nas suas atividades, nas suas ideias, nas suas ações, nos fenômenos do seu corpo e assim por diante.

Além disso, há diversos vídeos no Youtube que promovem técnicas simples, que podem te instruir ainda mais rumo ao desenvolvimento do mindfulness.

Vale ressaltar que a constância é indispensável para se beneficiar de todas as vantagens. Entretanto, no início, foque em estruturar um passo de cada vez para que sua mente e seu corpo encarem a atividade como um ato prazeroso.

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2020 - Incrível Saúde